material bike (assumindo a bike preparada e afinada)
- 1 camara de ar (pelo menos mais 1 se viajar a solo)
- chaves desmonta pneus
- bomba de ar
- alicate
- ferramenta para corrente
- dropout (depende do modelo e marca do quadro)
- chaves sextavadas diversas (as principais)
- chaves de porcas (apenas se houver porcas "normais" - as principais)
- parafusos e anilhas de substituição (apenas se necessário - por ex p/ suporte de bagagem)
- zip-ties (5 ou 6 de diferentes tamanhos)
- cabo para desviadores e/ou travões (se não hidráulicos)
extras
- par de calços de travões (se não for travões de disco e se andar mais de 1 dia inteiro com chuva)
- 2 ou 3 remendos e cola
- fita adesiva
- sabão (pode dar jeito para lavar as mãos, feridas ou toilete normal) (shampoo também pode servir)
roupa
- 2 t-shirts ciclismo pref com bolsos nas costas (ou manga comprida por causa do sol e do frio)
- 1 calção ciclismo confortável
- 3 meias
- 1 chinelo banho
- 1 sapatilha/bota encaixe (melhor se for confortável para andar a pé)
- 1 sapatilha extra (importante se chover ou se sapatilha for mt racing)
- 1 t-shirt
- 1 calças
- 1 camisola/casaco polar leve
- 1 corta vento (ou impermeável)
- roupa interior
- toalha compacta
diversos
- kit primeiros socorros
- conjunto de toilette
- saco cama (ou lençol saco) - importante para dormir em alguns albergues
- toalha de banho (mini) - importante em alguns albergues
alimentação / nutrição
Se o objectivo for fazer o maior nº de km (e mesmo 80km/dia com a bike carregada e mt fora de estrada demora bastante... ) pessoalmente acho que o melhor é passar o dia com barras de cereais e fruta ou no máximo uma refeição ligeira a meio do dia. Uma vez que há sempre cafés, tascas e restaurantes pelo caminho não vale a pena levar comida nem muita água (é fácil abastecer pelo caminho). Convém é levar umas barras de cereais, gel, doces ou espinafres (há algumas alturas que vai dar jeito), fruta é fácil ir comprando. Cuidado apenas para não parar em todas as tascas ou lojas no caminho.
Notas Mentais
- apontar para fazer o percurso Porto - Santiago em 3 dias mas ter em aberto a possibilidade de fazer o percurso em mais dias (4 dias por exemplo) - o grupo decidirá (julgo que no final do 1º dia já deve dar para ter uma ideia...)
- ficar em Santiago na noite do útlimo dia (há albergues em Santiago) antes de regressar a casa
- regressar de comboio - lembrar para comprar o bilhete na véspera (incluindo a bicicleta)
- levar o minimo de carga possível (tipicamente 4-5kg de carga é suficiente e mesmo os suportes de bagagem de fixar no espigão do selim costumam aguentar esta carga)
- de preferência levar a carga na bike e não às costas (ao fim de alguns km o peso da mochila aumenta literalmente). usar mochilas ou alforges em suportes ou no guiador.
- levar lençol saco (ou saco cama pequeno) para uma estadia de emergência em algum sitio com higiene duvidosa
- cuidado com os peregrinos a pé - como não estão a contar eles assustam-se com facilidade com as bicicletas
- levar calma e paciência e não levar um programa muito rígido. É possível que surjam imprevistos e aprecia-se melhor o passeio se andarmos mais despreocupados.
Fazer o Caminho aos fins de semana
Não havendo a possibilidade de fazer o caminho em dias seguidos há sempre a possibilidade de ir fazendo aos fins de semana..
sites de referencia:
CP: horário/linha Internacional Porto - Vigo
renfe: linhas Galicia: Santiago - Pontevedra - Redondela - Vigo
renfe: info sobre bikes nos comboios (a ver com mais atenção...)
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