domingo, 5 de maio de 2013

Caminho Português Interior de Santiago (Vila Real - Santiago)

Este ano os interesses conjugaram-se e acabámos por fazer o caminho português interior para Santiago desde Vila Real. Desta vez com companhia, em 3 dias para percorremos quase 300km entre Portugal e Espanha. No caminho português interior para Santiago foram 90Km de Vila Real até Verin (Espanha) e depois 180Km na final da Via de la Plata de Verin até Santiago de Compostela.

dia 1: Vila Real - Verin
distância 90Km; ganho de elevação: 930m; tempo: 9h de viagem;
alojamento no albergue em Verin (na companhia de 5 holandeses e 8 bicicletas - tudo no mesmo compartimento apenas com uma porta para a estrada principal)



no caminho...

algures perto das pedras salgadas

 na ciclovia para Vidago

 em Chaves



dia 2: Verin - Cea
distância 110Km; ganho de elevação: 1500m; tempo: 10h de viagem;
alojamento na Pensão Manso (o albergue estava com meia lotação e precisávamos de descansar melhor...)

a meio da primeira subida do dia...

 Lallin - convento

Ourense - cidade monumental (vale a pena visitar)



dia 3: Cea - Santiago de Compostela
distância 70Km; ganho de elevação: 1500m; tempo: 8h de viagem;
regresso a casa de boleia (que foi a Santiago de propósito buscar-nos)
à saída de Cea optámos pelo caminho alternativo pelo mosteiro de Oseira. Valeu a pena pelo mosteiro mas o troço seguinte do caminho custou...

mosteiro de Oseira



quase 400m de subida em 2Km sempre a pé...



notas mentais:
- Chegar de véspera e pernoitar em Vila Real na casa diocesana (excelente e muito económico). O transporte de pessoas e bicicletas pode ser feito em autocarro (rodonorte por exemplo).
- Começar na Régua indo até lá de comboio com bicicleta não é possível porque a cp afinal não permite transporte de bicicletas neste trajecto (nem mesmo no Regional)
- De Vilarinho da Samardã (que fica 10Km depois de Vila Real) até Vidago (são cerca de 33Km) pode-se seguir sempre a antiga linha de comboio que na maioria do percurso já está convertida em ciclovia. Nalguns troços o caminho coincide com esta ciclovia e noutros segue em paralelo. Uma vez que alguns troços neste trajecto são pouco cicláveis e/ou têm muita lama é preferível seguir a antiga linha de comboio - que é no mínimo mais confortável, bom piso, anda-se mais à vontade, não tem transito automóvel e tem vistas muito bonitas. Na parte final do trajecto tem que se perceber exactamente até onde se pode ir porque julgo que antes da Oura e até Vidago a antiga linha está mais abandonada...
- Dado o desnível e a dificuldade do traçado teria sido mais sensato apontar para fazer menos Km por dia. Apontar para fazer cerca de 60-70Km por dia no caminho de Santiato (que é fora das estradas nacionais) seria mais exequível (e sensato). Neste trajecto as estradas nacionais (em Portugal mas principalmente em Espanha) são definitivamente de evitar porque têm muito movimento e quase não têm bermas para circular. Isto para além do facto que tendo menos Km para fazer se aproveita e aprecia melhor o caminho. Haja disponibilidade de tempo!
- se não houver muitas limitações orçamentais é normalmente preferível ficar em pensões do que em albergues. Os albergues custam cerca de 5 e são camaratas para 20 ou 40 pessoas normalmente apenas com 1 WC (e sem roupa de cama nem toalha) e os alojamentos alternativos conseguem-se por cerca de 20eur por pessoa com melhores condições e pequeno almoço (em quartos duplos ou triplos)
- alojamento alternativo em Cea: hotel rural 4* - Casa Mañoso (info@casamanoso.es) no centro da aldeia. Pagámos 60eur por um quarto triplo (com WC privativo e pequeno almoço).

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